quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Vw - o mistério das rodas (2).

Recentemente encontrei no blog do amigo e leitor Francisco Pellegrino, o administrador do "blogdocamaro.blogspot.com", que apesar de gostar de Camaro GM, é um apaixonado declarado da nobre casa Familia Porsche, e em especial os clássicos modelos 356, e isto com a postagem da foto acima, surgiu a polêmica sobre as intrigantes rodas usados do modelo em questão...
Pois bem, no passado já havia vistos estas rodas primeiramente nesta foto acima, que posteriormente foi editada no livro: "Porsche, o homem, o mito, o carro" do autor Paulo Cesar Sandler, que eu recomendo pela qualidade dos texto; trabalho de pesquisa e ilustrações...
E também posteriormente, em um modelo Porsche importado por um dos maiores entusiastas aqui no Brasil...
"O belo 356 Speedster 1957 pertence ao advogado Sérgio de Magalhães Filho – seu segundo dono – e tem uma trajetória interessantíssima. Da restauração às rodas Rudge – igualmente raras – este é um carro único"
Leia mais em: http://www.garagemdobellote.com.br/2008/03/porsche-356-speedster.html#ixzz1ZIW3eO9r
E pesquisando na Rede, cheguei a respostas as duvidas surgidas, estas rodas esportivas são que chamadas Rudge, para serem usadas em modelos Porsche de 1955 a 1963. Acima a sequência de fotos que mostra a complexidade da montagem do conjunto, também denominado de roda de cubo rápido, devido facilidade de retirada da roda através da borboleta central "knock off spinners", muito útil em competições...

Esta rodas esportivas foram fabricadas pela tradicional empresa alemã Kronprinz, fundada no inicio do século passado. Também conhecidas pela sigla da empresa: KpZ...
E amplamente utilizadas em veículo esportivos de competição no passado, se tornaram um ícone, hoje um jogo deste são arrematadas ao preço de U$S 17,000.00 no mercado internacional...
Esta empresa também fornecia as tradicionais rodas para a linha Porsche...

E também para os modelos Vws, que permitiam assim ter um numero bem elevado de produção, para atender a demanda de fabrição deste popular veículo.
Dario Faria.
Fotos: blog do Camaro; book Porsche; Renato Bellote; Google Internet; arquivo pessoal.

3 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

Dario, excelente trabalho...putz 17.000 doletas no jogo de rodas é um caso sério....na minha réplica 356 vai a nacional Rodabrás 10 janelas, que está em poder do nosso conceituado Correio e não me entregam....

Dario Faria disse...

Olá Francisco.
É uma honra ter vc como frequentador deste blog, é muito especial uma pessoa que adora Porsche.
Dario Faria

alexandre disse...

Ola amigo meu nome é alexandre sou de jundiaí interior de sao paulo estou com um grande problema estou a procura de uma roda kpz aro 15 de ferro o centro dela, não é como as tradicional pois ela tem 4 rebarbas no modo de um + . se voce me entende rs rs sei que fica dificil de dizer mas se voce tiver uma ideia do modelo do carro ou da roda que usavam kpz eu agradeço, pois não encontro na net não sei o modelo, seu blog foi o unico que a apareceu falando da fabrica kpz eu tenho 3 rodas e todos que a ve nunca virão ou desconhece me mande um email vrasouza@bol.com.br obrigado.