segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vw - Menos inspeção, mais multas.


Os radares da cidade de São Paulo começam a multar neste mês os veículos que não passaram pela inspeção veicular ambiental. São 177 equipamentos que têm o sistema de Leitura Automática de Placas (LAP) e que poderão fiscalizar a regra, de modo semelhante como acontece com o rodízio. Decreto do prefeito Gilberto Kassab (DEM) autorizando a fiscalização esta publicado na edição do Diário Oficial da Cidade. O valor da multa é de R$ 550.
Em São Paulo, os primeiros equipamentos com LAP testados foram desenvolvidos pela Engebras, que fabrica e opera os radares. Também chamado de Reconhecedor Ótico de Caracteres (OCR, sigla em inglês), esse radar funciona de maneira semelhante aos que já existiam nas cidades. Laços metálicos na pista reconhecem o veículo. O primeiro laço identifica que é um veículo, o segundo, a velocidade com que trafega e o terceiro registra a foto, caso o veículo esteja em velocidade superior ao permitido. A lente fotográfica também envia a informação sobre a placa, que será lida pelo computador acoplado ao radar.
Com isso, o radar pode identificar um veículo circulando irregularmente em dia de rodízio, com IPVA atrasado ou roubado.A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo afirmou estão em funcionamento cinco novos radares fixos com capacidade para verificar o limite de velocidade, se o motorista respeita o rodízio e também a documentação do veículo. Segundo a CET, os equipamentos estão integrados com os bancos de dados da prefeitura e do Estado.
Uma relação de alguns pontos deste radar na cidade de São Paulo.
Radar 1- Av. Teodoro Sampaio, 2895 - sentido Centro.
Radar 2- Av. Teodoro Sampaio, 1316 - sentido Centro.
Radar 3- Av. Cidade Jardim, 655 - sentido Centro
Radares 4 e 5- Av. Nove de Julho, 3117 - faixa exclusiva de ônibus sentido Centro e faixa para veículos sentido Centro
E como o negocio é lucrativo e prospero, logo haverá vários destes espalhados...
É a tecnologia a favor da "Industria das Multas", e para quem não conseguir se regularizar, só restam duas alternativas: correr o risco de ser multado e depois apreendido em uma "blitz" e ter o veículo guinchado para o pateo de apreensões...
Ou se mudar para um lugar distante onde não haja esta famigerada lei de inspeção veicular...
Dario Faria
Fotos: arquivo pessoal
Texto e foto do Irã, consulta na Internet.

4 comentários:

Guilherme da Costa Gomes disse...

O fusquinha tá uma teteia Dario! E quase que a placa saiu DKW!

Dario Faria disse...

Olá Gui.
A placa dá a impressão que é de "deixavê", mas na verdade é: Deutschland Volks Wagen, a intenção das letras abreviadas ou também poderia ser Dario volks Wagen, como preferir...e obrigado pelo elogio sobre o Vw 54 oval window, a familia agradece.
Dario Faria

Luby disse...

É uma vergonha esta tal da idustria de multas, aqui no Rio tb esta uma vergonha e por outra lado o cidadão não tem segurança nenhuma e as ruas e estradas uma merdas de conservação....

Dario Faria disse...

Olá Luby.
Certamente deve existir uma "mafia" tercerizada por tras dessa industria, a prefeitura local deixa esta instalar os equipamentos e pessoal, ou seja toda a logistica e dá uma comissão pelas multas, simples e fácil de arrecadar dinheiro, hoje qualquer cidade pequena já tem radar multando velocidade de até 40 por hora, um cachorro na rua é mais rapido que isto, é prá pegar o "pato" distraido...
Dario Faria