quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Capô de Fusca 1959 a 1964

Em 1959, com a mudança do vigia do Fusca, passando do vidro oval para o vidro grande, a VW mudou o desenho do capô traseiro, ficando mais limpo, com menos área estampada e consequentemente nova tomada de ar.O desenho do vinco no capô ficou menor, acabando lateralmente um para cada lado.Esse desenho foi até 1964 junto com o "nariz bicudo" (iluminação de placa). A partir de 1965 veio o "nariz achatado", maior e mais moderno. O capô por sua vez perde a terminação do vinco nas laterais, teoricamente sendo encobertos pelo nariz achatado. Teoricamente porque ele deixou de existir porque não havia mais sentido em utilizá-lo.Acontece que muitos transformaram seus Fuscas 62,63 e 64 em modelo 1965, afinal era apenas trocar o nariz a principal mudança ao primeiro olhar. Aí víamos o nariz achatado em capô com vinco, criando uma fresca porque não encaixava perfeitamente. Outros iam mais longe, trocavam o capô completo, assim não haveria sinais dessa denúncia.
Com a volta ao passado, hoje muitos proprietários querem retornar a originalidade de seus carros, mas alguns deles sofreram essa transformação. Então vamos ver muitos Fuscas como os das fotos abaixo, com o nariz bicudo e sem os vincos laterais, denunciando ser capô mais moderno.
E isso não acontece apenas no Brasil, na foto abaixo vemos o mesmo caso em um Fusca nos Estados Unidos.

3 comentários:

Dario Faria disse...

olá Felipe.
Muitos Vws são "envelhecidos" propositalmente pelo proprietário em sua aparencia com a troca do nariz de placa colocando o "nariz de bruxa" se assim podemos chamar, mas se esquecem além do capô traseiro com o detalhe do vinco mais acentuado conforme vc relatou, outro detalhe que é o vigia traseiro maior uns dois dedos de cada lado dos modelos 1300 cc; o trinco de abertura do capô traseiro que deve ser em formato de "T" e não o rabo de tigre dos modelos 1300 e os limpadores de para-brisa que param na posição de descanço do lado do passageiro e no final fica uma coisa estranha tipo "falsie", uma propaganda enganosa que dá até medo. Quanto ao fim do Vw oval window foi em julho de 1957 na Alemanha, e com a nova area envidraçada obtevesse 17% de aumento no para-brisa e 95% no vigia traseiro a partir do chassi numero 1 600440, e agora aquí no Brasil a própria Vw divulgou uma foto de ovais decendo a rampa da fabrica como sendo modelos 1959, uma contradição que sempre gera muita polêmicas ou teria sido um erro grosseiro naquela época ter divulgado esta foto? É para se pensar...

Angelo disse...

Felipe, eu tenho um modelo 65 com nariz de bruxa (bicudo)e já me disseram que o modelo 65/65 ainda possuía essa característica. também uma pessoa que eu conheci disse que seu amigo tem um fusca 65 com nariz de bruxa original. Pode me esclarecer?
abraços
Angelo

Unknown disse...

Angelo isso é um equívoco... pois todo e qualquer 65 com nariz de bruxa (bicudo) esta com caracteristica que foge da sua originalidade, pois o bicudo apenas ate 64....