segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Type 60 10 VW

Nas fotos do novo Museu da Porsche na Alemanha que foi destaque aqui e na imprensa mundial recentemente, me despertou a atenção do modelo denominado Type 60 10VW em alumínio fabricado por Ferdinand Porsche em 1939, para uma competição que seria "Berlin-Roma”, da Alemanha para a Itália com o intuito de promover mais ainda a aliança entre os dois paises. Devido à deflagração da II grande guerra após a invasão da Polônia, esta corrida foi cancelada e estes carros não puderam competir.
Os arquivos apontam para três carros fabricados em carroceria de alumínio com o peso de 550 kilos e atingia a velocidade de 140 km/h, ótima para um carro de apenas 1100cc naquela época.
Dos três veículos fabricados a mão, um foi destruído devido a um bombardeio, o segundo foi usado sem o menor cuidado (sadicamente) por soldados americanos, que posteriormente sucataram o raro veículo. O terceiro teve mais sorte, pois em 1948 foi comprado de Ferry Porsche, filho de Ferdinand Porsche, por um austríaco chamado Otto Mathe pela quantia de 32.000 schilling.
Este piloto utilizava o carro em corridas locais com muito sucesso e por um motivo desconhecido inverteu o volante do veículo, do lado esquerdo para o lado direito, tornando o carro esportivo com sistema de direção de "mão-inglesa".
Mas Otto Mathe sofreu um acidente terrível, que o obrigou a amputar um dos braços e nunca mais pode mais participar de corridas de carros esportivos.
Eu não tenho noticias que confirmem o destino deste raro veículo sobrevivente e também não poderia afirmar se o veículo exposto pela Porsche, em seu novo Museu seria o carro de Otto Mathe ou uma réplica feita sob encomenda, o que podemos saber com certeza, que este modelo type 60 10VW é muito semelhante aos antigos Posrche 356 e certamente serviu de inspiração para criar um dos mais belos Posrche já fabricados! Dario Faria

Concordo com você Dario, mas gostaria de salientar, que o Porsche 356 foi projetado por Ferry Porsche, e não por Ferdinand Porsche como muitos pensam, nessa época do projeto (pós guerra), Ferdinand estava preso na França, sob acusação dos aliados de ter ajudado Hitler.
Um belo Fusca de corrida...
...e a dúvida: Será uma réplica fiel ou o terceiro carro que tenha sobrevivido?

Um comentário:

Dr. JMM disse...

Felipão, é provável que seja uma réplica véio, veja que as grades dianteiras são muito diferentes e o que tá no museu esta "muito" lisinho e com as formas mais simétricas. A míngua de maiores fotos deste do museu, não me permite afirmar com maior certeza, mas ele parece ser mais "preciso" o outro é mais "monstrengão", me permitam o termo. Os 356 são os carros mais lindos, e se situam em grau de beleza no design aos karmann ghia (olha a modéstia, hehehehe). Sem falar que é uma base do fusca, ou seja, cara de um, focinho do outro.